Conheça 6 aplicativos úteis para quem deseja criar conteúdo para redes sociais

Manter as redes sociais ativas diariamente não é nada fácil. São diversos apps que auxiliam na construção do conteúdo, de modo que os influencers mantenham seu público sempre atualizado com seu dia a dia. Para ter um trabalho bem caprichado, não basta apenas sorrir e sair bem na foto, tem que ter criatividade na hora de planejar o post por completo, principalmente no campo visual, que é o modo de chamar a atenção do público.

Entretanto, só de pensar em fazer esse tipo de produção parece algo cansativo e trabalho. Porém, há algumas ferramentas que ajudam nesse processo, facilitando a criação e poupando um grande tempo na sua rotina. 

Veja a seguir alguns desses apps que ajudarão você na hora de criar aquele conteúdo incrível nas redes sociais.

Canva

O Canva é um site bem completo que permite criar diversas artes, como posts para Instagram ou Facebook, além de thumbnails para o Youtube. Saindo das redes, a plataforma ainda permite montar apresentações, media kits, flyers e até mesmo currículos!

O Canva traz centenas de layouts pré-montados, permitindo que você altere textos, algumas imagens e muito mais. Em alguns casos, como para posts em redes sociais, já há sessões específicas com o tamanho ideal da imagem, facilitando ainda mais o trabalho.

A plataforma está disponível em dois modos, o gratuito e o pago. Na versão livre, você consegue fazer quase tudo, a limitação está na quantidade de layouts disponíveis. Já na versão paga, há funcionalidades extras que permitem uma melhor personalização da sua arte, algumas opções a mais de formatos e mais artes prontas para utilizar.  

Storyblocks

Se você costuma editar vídeos e sempre falta aquela filmagem inviável de se fazer, o Storyblocks é o lugar ideal para você. O site é um banco com milhares de clips em alta resolução e com uma ampla variedade de temas.

O site é bem simples, basta pesquisar algum termo que represente o que você precisa e pronto, o Storyblocks já traz inúmeras opções de materiais. O site funciona por meio de três planos de assinatura, o que possibilita que você escolha o ideal para sua realidade. Um lembrete importante é que os vídeos da plataforma não podem ser utilizados para fins comerciais, como uma propaganda, por exemplo.

Pexels

O Pexels é um banco de fotografias e vídeos gratuitos, o que te salvará na hora de fazer aquele post especial quando não houver aquela verba para investir. Claro, por ser gratuito a oferta de arquivos não é tão grande comparado a bancos de imagens pagos. Entretanto, como diz o ditado "de graça até injeção na testa", então aproveite as opções disponíveis para criar incríveis artes de modo totalmente grátis.

VSCO 

Depois de tirar aquela foto bacana, o próximo passo é editá-las para ficar incrível. Há diversas opções de tratamentos de foto, entre elas o VSCO, que disponibiliza filtros grátis, além de ferramentas como controle de saturação, brilho, corte, entre outros. O aplicativo também dispõe da versão paga, que traz alguns recursos extras do programa.

Preview

Como o próprio nome sugere, o Preview é justamente um app que apresenta uma previsão de como a arte criada ficará no feed da rede social. A ferramenta é muito boa para ver se as paletas de cores escolhidas estão de acordo com as outras postagens de modo que fiquem padronizados, como uma identidade visual do influencer.

Adobe Creative Cloud

O pacote de aplicativos da Adobe é o mais completo do mercado, possibilitando que você faça tudo se tratando de criação de conteúdo. Temos o Photoshop para editar algumas imagens, o Illustrator para criar um design único e o Lightroom para tratamento de fotografias como cor, foco, tamanho, ângulo, entre outros. 

Além disso há também aplicativos que atendem outras plataformas, como o Premiere PRO para a edição de vídeos, o Audition para a edição sonora e o InDesign para diagramação de materiais, como livros e e-books.

São diversos pacotes de assinaturas, inclusive com descontos especiais para estudantes, assim você poderá escolher o combo ideal para as suas necessidades de trabalho. Alguns dos programas, como o Lightroom, permitem que você salve presets, ou seja, padronize uma edição para que você possa utilizá-la em diversos materiais posteriormente. Assim você poderá criar uma identidade visual para o seu conteúdo de forma padronizada.

Por ter tantas funcionalidades, os programas da Adobe costumam ser mais complexos de mexer. Para quem não tem experiência na área, um bom primeiro passo é assistir a tutoriais no YouTube e ir fuçando os apps até pegar o jeito. Com o tempo você estará expert na criação de conteúdo.

.....

Agora com essas dicas você poderá ter um feed de sucesso nas redes sociais de forma fácil e eficiente como qualquer influencer famoso.