Descubra o que é streaming e por que você precisa de uma boa internet

Para que o usuário consiga assistir filmes e séries, ouvir músicas ou consumir qualquer conteúdo midiático online, foi desenvolvido a plataforma de streaming, mas afinal, o que é streaming? 

Basicamente, streaming é uma tecnologia que permite que você consuma arquivos de mídia, seja vídeo ou música, ao mesmo tempo em que ele é baixado no computador. Esse modelo se diferencia do download, ação em que você precisa baixar totalmente o arquivo para daí sim poder consumi-lo.

É essa tecnologia que proporciona as lives, transmissões de shows ao vivo de forma online, modo que se popularizou com a pandemia da Covid-19. Entretanto, o streaming surgiu muito antes dessa triste fase, inclusive antes mesmo da popularização da internet. Tudo começou em 1985, sendo realizado apenas a transmissão de sons, situação que mudou em 1997 quando foi possibilitado o compartilhamento de vídeos pelo serviço.

Como funciona o streaming?

A tecnologia do streaming funciona por meio de uma troca de dados constante, possibilitando assim que o usuário consuma o conteúdo em seu dispositivo ao mesmo tempo que ele é transmitido do seu servidor para o aparelho.

Parece confuso na teoria, mas na prática é simples. Quando você vai assistir uma série em plataformas de streaming como a Amazon Prime Video ou a Netflix, ao dar play em seu celular, computador ou smart TV, esse dispositivo envia uma solicitação ao servidor, no caso a Netflix, pedindo a transferência dos dados.

Feito o pedido, a Netflix passa a compartilhar o conteúdo em pequenos pacotes, assim o dispositivo irá realizando o download e transmitindo ao mesmo tempo esse arquivo ao usuário, sem ter a necessidade de esperar o download completo.

Por que precisamos de uma internet boa para o streaming?

A velocidade ideal da banda larga para o consumo de streaming com alta qualidade e sem travamentos não é algo exato, variando conforme o conteúdo e, no caso de vídeos, sua resolução. 

Seguindo os indicativos da Netflix, para ter uma ótima experiência consumindo filmes e séries em high definition (HD), é necessário uma internet com velocidade mínima de 5 Mbps (Megabits por segundo). Esse valor é levando em conta que a internet seja exclusiva para a plataforma.

Já na versão Ultra HD da plataforma de streaming, que disponibiliza vídeos na resolução de 4K, o pré-requisito para assistir uma mídia sem travamentos é amplamente maior, sendo necessário uma internet de velocidade mínima de 25 Mbps (Megabits por segundo).

Isso se deve ao fato de que os arquivos referentes ao filme tendem a serem maiores conforme aumenta a resolução do longa. Compreendendo isso, e sabendo que todo o arquivo deve ser transferido simultaneamente ao dispositivo até o final do filme, é necessário uma alta velocidade da banda larga para suprir essa necessidade e conseguir baixar todo o conteúdo sem travar.

Quando temos uma situação em que o streaming começa a travar e você tem contratado uma internet banda larga com velocidade adequada, o problema pode estar nos outros dispositivos que estão utilizando a rede. Uma internet de 50 Mega parece muito, mas avaliando que 25 Mega vão exclusivamente para a Netflix, e considerando todos os smartphones, computadores e outros eletrônicos conectados na rede, 50 Mega acaba sendo pouco. 

É nesse momento que surgem os problemas de rede. Quando a necessidade de banda ultrapassa a quantidade máxima do seu plano de internet, o modem busca nivelar a quantidade de dados consumida por cada dispositivo, fazendo com que seja priorizado alguns dispositivos e outros sejam prejudicados. Com isso acontecerá travamentos no streaming ou na conexão de celulares e outros aparelhos.

Há alguns vilões que fazem o modem priorizar toda a rede para eles, e o principal da lista é o download de arquivos. Quando essa transferência é via torrent — um método de download em que vários computadores compartilham fragmentos do arquivo para o destinatário, assim aumentando a velocidade em que o documento é baixado — a situação fica pior ainda, pois aí que o modem prioriza totalmente a rede para esse programa.

Neste caso, se o serviço de streaming começar a apresentar travamentos, o melhor a se fazer é pausar o download, assim sua internet voltará ao normal e poderá assistir em uma qualidade excelente.

Outra alternativa é investir em uma internet com alta velocidade de download, assim poderá fazer inúmeras tarefas sem se preocupar com problemas de desempenho da rede. A Explorernet disponibiliza pacotes acessíveis de até 600 Mega, fazendo com que você seja capaz de realizar diversas tarefas com alta demanda de banda. 

Além disso, a transmissão é toda feita via fibra óptica, o que impede perdas de desempenho, entregando fielmente a velocidade contratada. Conheça todos os planos residenciais e empresariais em nosso site.