6 dicas para testar o sinal de internet na casa toda

Sabe aquele momento decepcionante quando você quer assistir um vídeo ou acessar um site e eles simplesmente não carregam? Isso são consequências da lentidão da internet, porém nem sempre é necessário entrar em contato com a operadora para a solução do problema.

Poupe momentos de estresse com algumas dicas incríveis que ajudarão a sua internet a ser veloz.

Reinicie o modem

Parece uma dica boba, mas reiniciar o modem pode, em muitas vezes, resolver seu problema de lentidão da internet. Assim como qualquer aparelho eletrônico, o modem de internet vai acumulando processos e funções, e devido a erros, ou até mesmo sobrecarregamento, o processamento dessas informações podem se tornar mais difíceis que o normal para o aparelho, ocasionando uma lentidão na internet.

Ao reiniciar o aparelho, você fará com que todos esses processos sejam fechados e o dispositivo volte a funcionar normalmente, resolvendo o problema de lentidão.

Confira o alcance do seu Wi-Fi

Há inúmeros casos em que as pessoas acreditam que a velocidade e fornecimento da internet são os vilões da lentidão, no entanto, esquecem que o sinal Wi-Fi, por não ser transmitido via onda, pode sofrer interferências e não chegar a alguns pontos. 

Imagine a rede Wi-Fi como o ouvido humano. Se você colocar uma música no telefone celular no volume máximo e deixar em um ponto da casa, irá ouvir menos o som conforme irá se afastando. Além disso, ao entrar em um quarto, por exemplo, você poderá até mesmo deixar de ouvir o som. A rede sem fio é exatamente igual, fazendo com que o posicionamento do modem e a posição que você esteja sejam determinantes para a qualidade do sinal. 

Opte por deixar o dispositivo wireless na parte central da casa, longe de paredes e coisas que podem causar interferência no sinal, assim você fará com que o sinal chegue com eficiência até seu aparelho. Também não deixe de observar a distância limite do Wi-Fi, que quando ultrapassada, tende a diminuir a quantidade de sinal recebida, e assim diminuindo a qualidade.

Feche programas que não estão em uso

É possível que o problema de uma internet lenta esteja escondido em seu computador ou celular, consumindo toda a banda em segundo plano sem que você perceba.

O download de arquivos, principalmente por torrent, é o maior vilão quando se trata no consumo da velocidade da internet. Esse tipo de programa faz com que o modem dedique exclusivamente uma grande quantia da banda para suprir a necessidade de velocidade no download, fazendo com que todos os outros processos que dependem da internet sejam afetados. 

Fechando todos os programas que agem dessa maneira em segundo plano fará com que sua internet volte a ser eficiente e que o problema de lentidão seja resolvido.

Muitas pessoas usando o mesmo sinal

O problema de muitas pessoas utilizando o mesmo sinal é equivalente aos programas em segundo plano. Pense que cada aparelho conectado ao Wi-Fi consumirá uma parte da banda da sua internet, então chegará um momento que serão muitos dispositivos para uma única rede, fazendo assim com que a internet fique lenta. 

Imagine uma internet de 100 Mega, parece muito, porém, há dez aparelhos conectados e consumindo a banda ao mesmo tempo. Neste caso, cada aparelho receberá apenas 10 Mega, fazendo com que a internet fique lenta. 

Além disso, em situações em que algum aparelho está conectado a aplicativos de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video, esse dispositivo necessitará de uma maior quantia da internet, fazendo com que os outros aparelhos recebam ainda menos sinal.

Presença de vírus ou malware

Esse é um grave problema que pode, não só afetar a qualidade da sua internet, mas sim do dispositivo como um todo. Programado para diversos tipos de funções, como roubar dados, transformar o computador em uma máquina fantasma para a realização de ataques em massa a servidores e até mesmo minerar bitcoins, os diversos tipos de vírus consomem grande parte da banda da internet sem que você perceba.

O investimento de um antivírus é fundamental para a resolução de problemas como esse, independente se for uma versão paga ou grátis. Faça varreduras de rotina e evite entrar em sites com conteúdos suspeitos ou maliciosos, assim evitará ter seu dispositivo infectado.

E não se engane, os vírus não afetam somente computadores com sistemas operacionais específicos. Eles atingem todo tipo de dispositivo, seja computador, tablet ou smartphone. 

.....

Caso nenhuma dessas dicas seja a solução, entre em contato com sua operadora de internet para que seja agendado um atendimento técnico e resolvido o problema. 

Também há a possibilidade da velocidade contratada ser insuficiente comparada a demanda do usuário. Pensando nisso, a Explorernet disponibiliza planos de até 600 Mega de velocidade, fazendo com que você não tenha mais problemas relacionados a velocidade da internet.